Assembleia discute prisão de entrevistado na Rádio Itatiaia

Hoje em Dia
Publicado em 17/12/2014 às 11:38.Atualizado em 18/11/2021 às 05:25.

Policiais civis, deputados, autoridades e representantes da imprensa esquentaram o clima na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde de terça-feira (16), durante discussão sobre a prisão de Armando Pereira da Cruz, detido, na terça-feira (9), no momento em que concedia uma entrevista à emissora em decorrência da operação “Lavagem III”. O suspeito é marido da vereadora de Confins, Flávia Renata Oliveira Silva Cruz.

Inconformados com a ação policial, representantes de sindicatos de profissionais da imprensa apontaram falta de bom senso e agressão à liberdade de expressão. Os policiais se defenderam alegando que um mandado de prisão tem que ser cumprido seja onde for, para a segurança da população.

O jornalista Eduardo Costa apresentou um vídeo com imagens do episódio e fez um breve relato do que aconteceu. Segundo ele, os dois policiais responsáveis pela ação entraram na rádio e procuraram por ele no estúdio em que estava fazendo, ao vivo, seu programa. Apesar de ter solicitado que os policiais aguardassem fora da rádio para efetuar a prisão, eles seguiram adiante com a operação e conduziram Armando Cruz à delegacia.

Eduardo Costa alega ainda que não foi apresentado nenhum mandado de prisão e questionou se eles não estariam cumprindo ordens de alguém que queria “pegar” o acusado. Para embasar essa afirmação, ele mostrou documento em que o delegado Jonas Tomazi pede apoio imediato para a prisão de Armando Cruz, inclusive com a informação de que ele estava na rádio.

De acordo com o deputado Durval Ângelo (PT), solicitande da reunião, a discussão não coloca em xeque o comportamento de toda a corporação policial. O político chegou a elogiar a polícia de Pedro Leopoldo pela prisão da quadrilha envolvida nos crimes investigados pela operação Lavagem III.

No entanto, o parlamentar questionou a razoabilidade da ação policial, uma vez que o acusado se encontrava em uma emissora de rádio, sem risco de fuga. Segundo o deputado, episódio passa uma ideia de truculência, "ruim para a imagem da polícia", afirmou.

Veja imagens do circuito interno da rádio (a invasão acontece aos 4min10)

 
 
 

Corregedoria investiga o caso

Em resposta aos questionamentos dos participantes da reunião, o subcorregedor da Polícia Civil, Antônio Gama Júnior, informou que no mesmo dia da prisão ele foi à rádio e entrevistou funcionários. Com base nessas informações, preparou um relatório preliminar e sugeriu apuração administrativa e penal. Agora, o procedimento está a cargo de outro membro da corregedoria. O material levantado até o momento será encaminhado para o Ministério Público.

Operação Lavagem III

O objetivo da operação é apurar o envolvimento do presidente da Câmara Municipal de Confins, o vereador Aladir José Pessoa de Souza, e de outros suspeitos que estariam envolvidos no esquema de fraude, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e corrupção.
 
Segundo o delegado Jonas Tomazi, responsável pela operação, sete pessoas haviam sido presas, incluindo o marido da vereadora Flávia, até a publicação desta reportagem. Ao todo, a polícia pretende cumprir 24 mandados de busca e apreensão e diversos de prisão preventiva e temporária.
 
A operação acontece simultaneamente em Belo Horizonte, Confins, Vespasiano, Sete Lagoas e Santa Luzia. São 115 policiais, incluindo de delegacias especializadas, trabalhando para cumprir os mandados.
 
De acordo com Tomazi, a sociedade precisa conhecer a importância da investigação em "reprimir a criminalidade do colarinho branco". E acrescentou ainda que esse tipo de crime é o "responsável pelo desvio do dinheiro público e consequentemente má prestação dos serviços básicos à sociedade, como educação, saúde e segurança".
 
A operação “Lavagem III” foi deflagrada no dia internacional de combate à corrupção, em decorrência das operações "Lavagem I" e "Lavagem II".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por