Ataque em tribunal de Itaúna expõe insegurança nos fóruns

Ernesto Braga - Do Hoje em Dia
17/01/2013 às 00:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:42
 (Adilson Nogueira/Notícias de Itaúna/Divulgação)

(Adilson Nogueira/Notícias de Itaúna/Divulgação)

A falta de segurança nos fóruns de Minas, colocando em risco a integridade de juízes, demais servidores e pessoas atendidas pela Justiça, fez com que a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) voltasse a cobrar a instalação de equipamentos, como detectores de metais e câmeras de monitoramento nos prédios do Judiciário.

O último registro de violência foi no fórum de Itaúna, na região Centro-Oeste. Inconformado com o término do relacionamento, um homem de 32 anos atacou a mulher dele, de 36, a facadas, na terça-feira (15). Eles aguardavam uma audiência com o juiz Ivan Pacheco de Castro, referente à Lei Maria da Penha.


“A falta de segurança nos fóruns é tanta que o agressor não esperou para atacar a vítima em outro local. Se ela tivesse morrido, seria a desmoralização completa do Judiciário mineiro”, afirma o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro. A mulher foi hospitalizada e liberada e o homem está preso.

Segundo o desembargador, o fórum de Itaúna sequer conta com vigilantes armados. “Essa é a situação de 70% dos fóruns das 296 comarcas de Minas”. Ele cita os prédios de Contagem e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como exemplos dos mais vulneráveis. “Eles têm grande volume de processos e movimentação de pessoas, mas estão em condições precaríssimas”.

Projeto

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lamentou o ocorrido em Itaúna e informou que “desenvolve projeto para instalação de câmeras de vigilância, sensores de presença, controle de acessos, detectores de metal e monitoramento de ambientes nas 296 comarcas”.

A previsão é a de que os equipamentos comecem a ser instalados no primeiro semestre deste ano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por