Até bicicleta leva vantagem sobre carro no trânsito de BH

Júlia de Andrade - Do Hoje em Dia
22/09/2012 às 07:29.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:29

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

A escolha adequada do meio de transporte e da rota pode poupar preciosos minutos na vida de quem se desloca em Belo Horizonte. Foi o que mostrou a 6ª edição do “Desafio Intermodal”.

Na noite de quinta-feira (20), 16 pessoas saíram da Praça da Savassi, na região Centro-Sul, rumo ao Coração Eucarístico, no Noroeste da capital.
O objetivo era avaliar a maneira mais rápida, econômica e prática de circular por BH. Por isso, as rotas também foram diferentes. Ficaram a critério de cada participante.

O meio de transporte mais rápido foi a moto, que levou 19 minutos e 23 segundos para chegar ao destino, percorrendo nove quilômetros.

O segundo lugar ficou com a bicicleta, que venceu o mesmo trajeto em 22 minutos e 10 segundos. Já o carro gastou uma hora e 15 minutos ao longo de 14 quilômetros, perdendo apenas para a caminhada, que levou 10 minutos a mais, por uma rota mais curta.

Desvantagem

O bancário André Bueno, de 24 anos, pilotou a moto e foi o “campeão”, mas viu desvantagens no meio de transporte. “A bicicleta é mais lenta, mas nos permite trafegar pelo canto”, disse.

O lado bom, segundo André, é a economia com o combustível. “Com uma moto é possível gastar R$ 50 de gasolina e rodar 400 quilômetros. Com o carro, o custo é bem maior”.

Para o organizador do evento, Vinícius Mundim, de 29 anos, o que é mais rápido nem sempre é o melhor. “O escapamento da moto solta mais poluentes que o de um ônibus e mais de 50% de acidentes com motociclistas acabam em morte”.

Estresse

O participantes também classificaram o carro como o meio de transporte mais estressante, embora seja o mais seguro. “O trânsito influencia diretamente na qualidade de vida da população”, diz Vinícius.

Na opinião dele, a melhor alternativa seria o transporte público, desde que eficiente. Além de seguro, o tempo de deslocamento é considerado, por Vinícius, razoável.

O organizador do evento ressalta, porém, que é fundamental a implantação de vias exclusivas para ônibus na cidade. Nos locais onde já existem, como as avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo, as viagens de ônibus representam uma economia de tempo superior a 30 minutos, segundo pesquisadores.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por