Atendente virtual é arma para polícia contra violência doméstica e familiar
Frida é o nome que recebeu o robô de atendimento que direciona a vítima de violência doméstica a soluções rápidas e precisas
Em cerimônia promovida na sexta-feira (21/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto Chame a Frida. A atendente virtual, criada para acolher, orientar e socorrer mulheres em situações de violência doméstica e familiar, poderá ser acionada no município por meio do WhatsApp (31) 98483-7062.
A inauguração oficial do projeto foi realizada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade.
Projeto Frida
Frida é o nome que recebeu o robô de atendimento que direciona a vítima de violência doméstica a soluções rápidas e precisas, além de estar em constante aprendizado e sob atualização. Por meio do aplicativo é possível esclarecer dúvidas sobre a Lei 11340/06, realizar denúncias e agendar dia e horário para requerimento de medidas protetivas.
Quando acionada, a atendente virtual inicia uma conversa com a vítima de forma automática, com mensagens pré-programadas de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, direcionamento e avaliação de risco, podendo a polícia ser acionada presencialmente.
Obras de melhoria
Durante o lançamento oficial do projeto, também foi apresentado o resultado parcial da reforma que está sendo realizada na unidade policial que sedia a Deam e a 3ª Delegacia de Polícia em Santa Luzia, localizada no bairro São Benedito. A obra é executada em parceria com a Prefeitura Municipal.
A reforma tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a funcionalidade da unidade, aprimorando o ambiente de trabalho para os servidores e proporcionando um espaço mais acolhedor e funcional para os usuários, permitindo assim um atendimento mais humanizado e eficiente.
O projeto prevê a troca de todo o piso da unidade; pintura geral interna de portas, janelas e paredes; mudança de layout; instalação de luminárias adicionais para melhorar a iluminação e a segurança; instalação de novas tomadas elétricas e pontos de internet; renovação da pintura externa da delegacia; troca de calhas; substituição de vidros quebrados; pintura artística; criação de espaço para estacionamento dos usuários e a instalação de novas caixas d’água.