(Divulgação/ Conselho Brasileiro de Oftalmologia)
Sem o tratamento adequado, o glaucoma pode deixar a pessoa cega. Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença ocular degenerativa, acontece em 26 de maio o Dia Nacional de combate à enfermidade.
Dentre as ações previstas, o Hospital Hilton Rocha, em Belo Horizonte, fará atendimentos gratuitos. A unidade, referência em serviços oftalmológicos, receberá o público no dia 26. A expectativa é que sejam atendidos até 150 pacientes. A campanha ocorre há 17 anos.
Diretora do hospital, a oftalmologista Ariadna Muniz alerta que os sintomas do glaucoma são quase imperceptíveis. A maioria das pessoas só percebe que está perdendo visão quando começa a esbarrar em móveis e objetos pela casa.
“É uma doença silenciosa. Se não for tratada adequadamente, leva à perda da visão. É a segunda causa principal de cegueira irreversível”, esclarece a médica.
Fatores de risco
A incidência do glaucoma é maior em pacientes com histórico da doença. A enfermidade é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. O alerta também é maior para homens com alto grau de miopia e diabéticos.
Para diagnosticar o glaucoma, é preciso que o paciente faça exames oftalmológicos periódicos. Não é possível recuperar parte da visão perdida. O tratamento principal é feito com a aplicação de colírios que evitam a progressão da doença. Em alguns casos, cirurgias são necessárias.
“Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce do glaucoma são tão importantes”, alerta Ariadna Muniz.
Atendimento gratuito
Interessados em receber o atendimento gratuito que será feito pelo Hospital Hilton Rocha devem realizar um agendamento prévio neste link. Qualquer pessoa pode participar. A ação acontece a partir das 8h. A unidade de saúde fica no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte.
Leia mais:
BH registra 4,4ºC nesta quinta e bate novo recorde de frio; sensação térmica de -8ºC
Animais do zoológico de BH recebem atenção especial durante onda de frio intenso