Pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica poderão contar com o tratamento de hemodiálise, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em mais 11 cidades mineiras neste ano. A ampliação foi informada pelo Governo de Minas. Atualmente, o serviço é oferecido em 65 municípios.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), recursos têm sido direcionados para a expansão em locais estratégicos, localizados em regiões em que havia carência do serviço. Veja as cidades que devem passar a contar com o atendimento em 2024:
- Guanhães
- Piumhi
- Cássia
- Águas Formosas
- Nanuque
- Além Paraíba
- Serro
- Taiobeiras
- Almenara
- Lagoa da Prata
- Vespasiano
Para 2024 também está previsto o repasse de mais de R$ 5,7 milhões aos municípios que possuem estabelecimentos que realizam diálise peritoneal, com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários a esse tratamento.
Serviços de hemodiálise
A doença renal crônica diminui a capacidade dos rins de filtrar as toxinas do sangue e pode não apresentar sintomas nos estágios iniciais. As causas principais são diabetes e hipertensão arterial. A DRC pode evoluir, acarretando a necessidade de diálise – seja hemodiálise ou diálise peritoneal. Em, em estágio mais avançado, pode ser necessário o transplante renal.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais: