
Dezenas de pessoas reuniram-se na praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, para homenagear vítimas de trânsito e alertar a população sobre a importância da prudência ao volante. O evento, aberto ao público, encerra, neste domingo (16), a semana de homenagens.
Segundo o diretor do Detran-MG, delegado Anderson Alcântara, a data não é de comemoração, mas, sim, de alerta sobre perigos e de conscientização de motoristas e pedestres. "O trânsito mata cada vez mais, então, precisamos mudar o comportamento das pessoas", disse.
De acordo com ele, já houve algum avanço nesse sentido. Em outubro, o número de acidentes com mortes em Belo Horizonte reduziu 2,3% em relação ao mês anterior, feito atribuído às blitze itinerantes, feitas em carros descaracterizados.
O próximo passo será aumentar a área de abordagem, com várias equipes de polícia atuando em lugares diferentes simultaneamente.
"Com a nova unidade da DEAV (Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos), nossa ideia é promover uma qualificação maior das equipes para prevenção e repressão", afirmou o delegado, referindo-se à delegacia inaugurada em novo endereço, na última semana.

Reação
Depois de perder uma filha em um acidente provocado por um motorista embriagado, há 15 anos, Maria Beatriz Costa Pereira enfrentou o luto dando início ao projeto "Viva e Deixe Viver", desenvolvido com crianças dentro das escolas.
O trabalho voluntário visa à conscientização daqueles que serão motoristas futuramente, inserindo valores e promovendo a tolerância. "É na infância que a gente aprende os limites. Se eles não forem ensinados, esses meninos serão motoristas sem limites, mais tarde. Então, vamos deixando uma sementinha".