A autorização do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para a expansão da exploração mineral no complexo minerário Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional, em Congonhas, na região Central, será discutida na audiência pública nesta terça (23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Abaixo da barragem da Mina Casa de Pedra, vivem cerca de 4.800 pessoas distribuídas por quatro bairros: Cristo Rei, Eldorado, Residencial Gualter Monteiro e Royal Park.
Os moradores denunciam problemas nessa barragem e falta de informações por parte da empresa.
Em 2019, a promotoria de Congonhas chegou a recomendar a retirada dos moradores dos bairros Cristo Rei e Residencial Gualter Monteiro e que eles tivessem seus alugueis custeados pela mineradora.
Outra recomendação do MP foi o remanejamento da Creche Municipal Dom Luciano e da Escola Municipal Conceição Lima, que estão na área que pode ser inundada caso a barragem se rompa.
Como as recomendações não foram seguidas, o MPMG entrou com uma entrou com uma Ação Civil Pública, atualmente em tramitação no Tribunal de Justiça.
O Hoje em Dia procurou a CSN, mas ainda não teve retorno.
Leia Mais