Transporte Público

Aumento do diesel pode reduzir viagens de ônibus em BH já na próxima semana, segundo sindicato

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
11/03/2022 às 16:50.
Atualizado em 11/03/2022 às 17:48

(Lucas Sanches/Hoje em Dia)

O número de viagens de ônibus pode reduzir na próxima semana em Belo Horizonte. O motivo é o aumento de 25% no preço do diesel, anunciado nessa quinta-feira (10) pela Petrobras. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra BH), o transporte coletivo da capital está "prestes a entrar em colapso e a continuidade do serviço pode chegar ao fim".

Em nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira (11), o Setra-BH informou que quatro empresas que fazem parte do consórcio que opera as linhas de ônibus na capital decidiram, por unanimidade, a adoção de um "plano de guerra" para a manutenção do serviço em condições mínimas.

De acordo com o sindicato, a partir deste sábado (12), será avaliada a possibilidade de "manutenção" das viagens nos horários de pico e de redução nos demais horários, nos sábados e nos domingos. No entanto, a entidade garante que as viagens e  o quadro de horários vão continuar normais até a noite da próxima terça-feira (15).

O Setra-BH disse que notificou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Câmara Municipal (CMBH) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para ajudarem na solução do problema. E que está estudando e analisando medidas que menos impactem a população que depende do transporte coletivo.

Uma alternativa, segundo o Setra, poderia ser um subsídio da Prefeitura ou do Estado para bancar as viagens devido ao aumento dos combustíveis.

Preço da passagem
O diesel mais caro é um dos problemas no imbróglio entre a PBH e as empresas de transporte coletivo sobre o preço das passagens. Segundo o sindicato, não há revisão da tarifa desde dezembro de 2018 e os recursos arrecadados pelas passagens não são suficientes custear o mínimo do combustível. Em janeiro deste ano, segundo o Setra-BH, o gasto com óleo diesel chegou a R$ 24 milhões.

Nessa quinta (10), a Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos alertou que a alta do diesel deve impactar na passagem de ônibus. A entidade calculou que os reajustes acumulados do diesel já elevaram os custos do transporte público em 10,6% só este ano.

A associação disse que os aumentos terão que ser repassados às tarifas caso não sejam compensados pelo Poder Público, porque muitas empresas de ônibus ficarão impossibilitadas de continuar as operações.

O Hoje em Dia procurou a Câmara Municipal de BH e aguarda retorno.

A prefeitura de BH informou que convocou uma reunião de emergência com os representantes do sindicato, na próxima terça-feira (15), para avaliar os impactos do aumento do diesel no transporte coletivo e buscar soluções para que a população de Belo Horizonte não seja prejudicada.

O Ministério Público de Minas Gerais confirmou o recebimento da notificação, que foi encaminhada para o gabinete do procurador-geral. Ainda não há nenhum posicionamento do órgão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por