Avenida Pedro II deve ganhar um corredor de ônibus rápido

Humberto Santos - Hoje em Dia
06/07/2013 às 08:22.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:48

A Prefeitura de Belo Horizonte pretende implantar um sistema de BRS, ou corredor de ônibus rápido, na avenida Pedro II. Com isso, o estacionamento ao longo da via será proibido. O projeto está pronto e só falta, segundo o prefeito Marcio Lacerda, o apoio do governo federal para liberar os recursos. No entanto, o valor das intervenções não foi divulgado.

O BRS surge como alternativa à implantação do BRT das avenidas Pedro II/Carlos Luz, obra de mobilidade prevista para a Copa de 2014, mas cujo projeto foi abandonado pelo alto custo de desapropriação. O valor estimado dos 12 quilômetros da obra era de R$ 174 milhões.

“Para implantar o BRS na Pedro II, será preciso eliminar o estacionamento ao longo da via. Na Pedro II será um BRS com os ônibus circulando no lado direito da via. Teremos que tirar o estacionamento, mas vamos criar estacionamentos nas transversais”, explicou o prefeito.

O corredor de ônibus sairá da futura Estação de Integração São José, na avenida Tancredo Neves, e seguirá até a Lagoinha, onde poderá se interligar com o metrô e com os BRTs.

O sistema será semelhante ao implantado no Rio de Janeiro, no qual será determinada faixa preferencial para os ônibus, onde os carros podem trafegar apenas para realizar conversões à direita. No Rio, para forçar os motoristas a respeitarem a faixa preferencial de ônibus, foi implantado monitoramento eletrônico. Caso um veículo invada a faixa e não faça a conversão à direita, ele é multado.

Verba

Segundo o prefeito, o projeto de implantação do sistema na Pedro II e avenida Tancredo Neves está pronto. “Se o governo federal aprovar o financiamento, lançamos o edital imediatamente”, disse Lacerda. Na próxima terça-feira, o prefeito e uma comitiva do governo estadual terão um encontro com os ministros do Planejamento e das Cidades para apresentar velhas e novas demandas.

“Vamos discutir os projetos em andamento, esses projetos do BRT, o Corta Caminho, o metrô, o Anel Rodoviário e novas propostas que eles nos convidaram a apresentar. Já que a presidente Dilma destinou R$ 50 bilhões para a mobilidade, estamos levando uma pré-proposta de BRT para a avenida Amazonas. O estudo está avançado e poderíamos licitar em meados do próximo ano”, adiantou Lacerda.

O custo estimado para os oito quilômetros do BRT da avenida Amazonas é de R$ 90 milhões.

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