Avião desenvolvido por estudantes mineiros ganha competição na França

Hoje em Dia
17/05/2013 às 10:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:45

Desenvolvido pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG, o projeto da aeronave CEA 312 venceu a competição realizada pela fabricante de motores aeronáuticos Price-Induction, da França. Os competidores, de diversos países, tinham de projetar um avião para quatro tripulantes, usando duas turbinas da empresa francesa.

Vencedora do projeto, a equipe da UFMG, formada pelos pelos estudantes de Engenharia Aeroespacial Julliardy Matoso e Letícia Soares; de Matheus Vinti e Sérgio Lúcio Lopes, da Engenharia Mecânica, vai apresentar o projeto na feira Le Bourget, que será realizada em Paris entre 17 e 23 de junho.
 

Equipe responsável pelo projeto CEA 312: Julliardy Matoso e Letícia Soares, Matheus Vinti e Sérgio Lúcio Lopes

De acordo com o coordenador do CEA, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, Paulo Henriques Iscold, o resultado é fruto do empenho em pesquisas tecnológicas para a aviação geral, campo no qual a universidade está engajada há 50 anos. “Poucas instituições no mundo têm a capacidade de trabalhar na fabricação de um avião. Ficou evidente para os juízes que temos experiência prática”, explicou o professor.

11 finalistas

Na parte final da competição havia 11 projetos finalistas de diferentes países. Os jurados eram especialistas internacionais em inovação aeroespacial. “Agora é o momento de buscar parceiros em tecnologia e investidores, para que, em futuro próximo, possamos fabricar esse avião na UFMG”, Iscold.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por