Um avião do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais leva, nesta segunda-feira (6), cinco técnicos da Copasa para o Rio Grande do Sul, onde vão se juntar a outros 16 funcionários da empresa para auxiliar na recuperação das estações de tratamento de água do estado atingido por uma tragédia climática.
De acordo com Guilheme Duarte, presidente da companhia, outras equipes poderão ser enviadas posteriormente. "Teremos, a partir de hoje, um acompanhamento diário das operações, e outras equipes podem embarcar”, disse Duarte durante entrevista para a Rádio Itatiaia.
Os profissionais, segundo ele, vão ajudar na retomada da operação das estações de tratamento de água, dar manutenção em painéis elétricos e motobombas. “Isso é para que a água volte a ser devidamente distribuída à população”, enfatizou.
No domingo (5), a Copasa enviou aproximadamente 1,3 mil caixas de copos de água, cerca de18,2 mil litros de água potável para o Rio Grande do Sul.
O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas no estado subiu para 83 e outros quatro óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana.
Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.
Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.