
Um avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Escola de Engenharia da UFMG bateu cinco recordes mundiais de velocidade. As marcas foram quebradas no último fim de semana, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Batizada de Anequim, a aeronave foi projetada, em 2011, e construída sob o comando do professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.
Conforme a UFMG, o avião tem pesa menos de 500 quilos, já incluindo piloto e combustível. Entre as principais inovações do Anequim, o professor Iscold destaca o fato do avião ter sido totalmente projetado no computador e construído por máquinas de comando numérico.
“Uma das vantagens é que as máquinas reduzem a necessidade da habilidade manual na construção do avião. A partir do momento em que qualquer forma desenhada pode ser feita pela máquina, o limite passa a ser a criatividade”, afirma o professor.
Além disso, a estrutura do avião é extremamente lisa, atributo que dificilmente poderia ser alcançado em uma produção manual. O Anequim também é o primeiro avião brasileiro com estrutura primária feita totalmente em fibra de carbono, o que o tornou extremamente leve, rígido e forte.