Secretário de Saúde

Baccheretti anuncia concurso público com vagas para os 19 hospitais da Fhemig

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/04/2022 às 09:55.
Atualizado em 20/04/2022 às 10:31

(Valéria Marques/ Hoje em Dia)

O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou que o Estado vai promover um concurso público com vagas para todos os 19 hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A previsão foi feita durante entrevista à TV Globo nesta quarta-feira (20).

De acordo com o chefe da SES, 15 novos pediatras já foram convocados para atendimento no Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte, e o novo concurso ainda não teve os detalhes definidos. Outro chamamento está em curso no Estado, também com foco de atuação na capital.

"Está vindo uma demanda aumentada de doenças respiratórias, e a gente percebe que, em volta da Região Metropolitana, especialmente, está com uma falta de pediatra. Convocamos 15 novos pediatras do concurso público de 2016, concursados que vão ter carreira na Fhemig e vão, sem dúvida nenhuma, resolver isso logo", disse.

A unidade hospitalar infantil localizada na Alameda Ezequiel Dias vem sendo alvo de críticas de pacientes por problemas envolvendo o atendimento e a falta de médicos. 

"O João Paulo II tem 140 pediatras, não tem hospital público com tanto pediatra como lá, 28 no pronto-atendimento. Conversei com a presidente da Fhemig, com o diretor do hospital, para entender o que vem acontecendo, a gente se preocupa. Tem em média quatro pediatras por dia, só que nós dividimos dois para casos graves, que é vermelho e laranja, e dois para amarelo e verde", explicou.

Com relação ao concurso, Baccheretti explicou que serão para várias especialidades. "Desde 2012, nós não temos um concurso público da Fhemig, e o governador autorizou. São 19 hospitais, todos serão contemplados (no concurso), a expectativa é que a gente consiga, então, com essa nova equipe – técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, fisioterapeuta – deixar a Fhemig com uma assistência ainda melhor. Além dos investimentos, nós temos tomógrafos e outros equipamentos novos chegando", detalhou.

O secretário de Saúde falou ainda sobre a Farmácia de Minas, que em meio a diversas críticas pela falta de medicamentos, terá um novo endereço nos próximos meses, inclusive com a promessa de mais medicamentos e atendimentos. 

"A gente está vendo uma forma de abrir mais cedo, mesmo com o atendimento às 7h, para que as pessoas aguardem sentadas, e não em filas. E nós temos um ponto positivo: estamos aumentando o número de medicamentos e o número de pessoas contempladas", afirmou.

Com relação à Covid, ele disse que o executivo estadual mantém a previsão de desobrigação do uso de máscaras para maio, mas que é importante mantar o esquema de vacinação.

"Nós temos que lembrar aos pais que já aplicamos muitas vacinas em crianças, só em Minas foram mais de 40 milhões de vacinas e nenhuma morte relacionada. Aqueles que têm medo de dar a segunda dose, não tenham medo. O risco é na doença, não é na vacina. A gente orienta a população para não ter medo e não acreditar em fake news", finalizou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por