O bairro Taquaril, na região Leste de Belo Horizonte, recebeu um mutirão de combate à dengue nesta segunda-feira (18). Os principais alvos são terrenos abandonados, incluindo uma área onde estão carcaças de carros antigos que podem acumular água parada. Na ação estão sendo utilizados drones, caminhões, tratores e carros de fumacê.
"Esse bairro é uma das áreas de preocupação da Prefeitura de Belo Horizonte, pois aqui tem uma questão que envolve um imóvel privado, tem também um terreno público que foi tomado pela população e acumula muita carcaça de veículo. É um trabalho difícil que envolve várias frentes", explicou Nelson Júnior, gerente da Regional Leste.
Segundo ele, a preocupação principal é com relação à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. "Estamos num dos pontos de maior incidência da doença aqui na regional Leste, e isso tá motivando a nossa ação de hoje. Nós temos aqui dois cenários um espaço público que vem sendo utilizado por algumas pessoas para acúmulo de materiais de inservíveis de pneu de resto de carro é de resto de eletrodoméstico e todos esses materiais acumulam água", detalhou.
O mutirão da PBH pretende fazer hoje limpeza e remoção e, no futuro, transformar o local em uma área de convivência. Segundo a prefeitura, esse é um pedido da população.
A Polícia Civil também integra a ação devido à existência de um ferro-velho.
Conscientização
Segundo o coordenador da regional Leste, haverá também um trabalho de conscientização da população. "A prefeitura vai lá faz o trabalho de limpeza e conscientizar as pessoas, que é o nosso desafio, para que esse ciclo não se repita", disse.