Dia Mundial da Alimentação

‘Banquetaço’: voluntários distribuem alimentos para cerca de mil pessoas em BH

Doações foram feitas por bancos de alimentos e agricultores familiares de BH e da região metropolitana

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/10/2024 às 12:37.Atualizado em 16/10/2024 às 13:05.
Moradores de rua recebem alimentos de qualidade embaixo do viaduto Santa Tereza (Valéria Marques/ Hoje em Dia)
Moradores de rua recebem alimentos de qualidade embaixo do viaduto Santa Tereza (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação - celebrado nesta quarta-feira (16) -  alimentos frescos e nutritivos são distribuídos para pessoas em situação de rua embaixo do viaduto Santa Tereza, na região Central de BH. Quem passa pelo local também recebe as refeições. A ação é organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG).

Segundo a presidente do Consea-MG, Simone de Faria Narciso, cerca de 30 voluntários participam. A expectativa é que mil pessoas possam receber os alimentos sem agrotóxicos, doados por bancos de alimentos e agricultores familiares de BH e da região metropolitana.

“Queremos sensibilizar todos sobre a importância da segurança alimentar nutricional, que é a questão da fome, mas não só isso, também a má alimentação. Um problema que temos é a abundância de ultraprocessados, que dizem ser alimentos. Queremos conscientizar que esse alimento que vem direto do produtor é a melhor alimentação que nosso corpo pode ter”, afirmou. 

Também participam da iniciativa professores e alunos do curso de Nutrição da Faculdade Kennedy, grupos de pesquisa de Nutrição e Geografia da UFMG e outras entidades e organizações da sociedade civil.

A professora da Kennedy, Melissa Araújo, integrante do eixo político do Banquetaço, auxiliou na preparação das refeições e destacou a importância do evento em prol da pauta da alimentação saudável na capital mineira.

“É uma forma de aproximar o aluno da nutrição, dos movimentos, de uma formação política crítica em relação à nutrição. Me sinto muito feliz de estar aqui com os alunos, para que eles tenham essa vivência tão importante na defesa da alimentação saudável”, disse Melissa.

Quem também auxiliou nas atividades foi Alisson Mendes, aluno do 8° período de Nutrição da Faculdade Kennedy. O estudante destacou a relevância do evento. 

“É uma gratificação participar de um evento que vai ajudar muitas pessoas que estão passando fome, em situação de rua”, afirmou o aluno.

Durante todo o evento, os presentes poderão acompanhar apresentações culturais, além de ações de conscientização.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por