A Vale informou, nesta sexta-feira (12), que realizou as obras de correção da anomalia identificada em um dos dispositivos de drenagem da barragem Forquilha III, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, região Central de Minas.
De acordo com nota enviada à imprensa, a conclusão das obras ocorreu na quinta-feira (11). A estrutura, de acordo com a mineradora, está em nível 3 de emergência, o mais alto, desde 2019.
Conforme planejamento apresentado à empresa de auditoria que assessora o Ministério Público de Minas Gerais e demais autoridades, foi restabelecida a função de drenagem do dispositivo, eliminando a passagem de sólidos. Representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) inspecionaram o dreno nesta mesma data e certificaram a realização da operação.
Na nota enviada à imprensa, a Vale reforçou "que continuará monitorando a estrutura permanentemente, assim como a efetividade da solução implantada, e empreendendo todos os esforços para avançar na descaracterização e redução do nível de emergência".
O Hoje em Dia entrou em contato com o Ministério Público e com a ANM e irá atualizar está matéria com o retorno, assim que receber.