Belo Horizonte espera vacinar 590 mil pessoas contra a gripe

Hoje em Dia
22/04/2014 às 09:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:14

(Wilson Freitas)

Começa nesta terça-feira (22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Uma novidade em relação às edições anteriores é de que, neste ano, também podem ser vacinadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade. No ano passado, por exemplo, apenas crianças com até dois anos podiam ser imunizadas.

Em Belo Horizonte, a expectativa é que aproximadamente 594 mil pessoas sejam vacinadas.

O público alvo, em todo o país, inclui ainda pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.

A vacinação termina dia 9 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, que soma quase 50 milhões de pessoas.

A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, doenças cardíacas e hepáticas, ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Triângulo

A campanha de vacinação contra a gripe em Ituiutaba começa hoje também, e em Uberaba se inicia nesta quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é de que em Uberaba 73 mil pessoas sejam vacinadas contra a gripe; em Ituiutaba, a meta é vacinar 80% da população, o que equivale a 21.045 pessoas a serem imunizadas.

A campanha vai até 9 de maio, sendo que 26 de abril (próximo sábado) será o dia de mobilização nacional. Em Uberaba, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em 2013, Uberaba vacinou quase 100 mil pessoas sendo que 30% foram de vacinas compradas com recursos da Prefeitura e as outras vindas do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde registrou, ainda, 23 casos positivos de H1N1 e oito óbitos.

Por ser uma cidade macropolo regional, foram atendidas, nos hospitais e unidades, mais cinco casos positivos e três óbitos de cidades vizinhas.
Já em Ituiutaba, todas as salas de vacina do município estão funcionando tanto na Unidade Mista de Saúde 1 quanto na Unidade 2. As salas de vacina estão funcionando, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por