
Uma pesquisa do Ministério do Turismo feita durante a Copa do Mundo e divulgada nesta sexta-feira (8) mostra que Belo Horizonte foi a teceira cidade-sede mais visitada durante o evento. A capital mineira teve 20% de todo o fluxo de estrangeiros que estiveram no Brasil.
Os colombianos foram maioria entre os visitantes da cidade (15,2%), seguidos pelos argentinos (14,2%), ingleses (13,9%) e americanos (11,5%). Chilenos, alemães e mexicanos também estiveram em bom número na capital, que recebeu também turistas da Austrália, Canadá, Costa Rica, França, Bélgica, Peru, Suíça, Espanha, Holanda, Isralel, Bolívia, Uruguai, Argélia entres outros.
Aprovação
Belo Horizonte foi bem avaliada em quesitos relacionados à infraestrutura, como segurança pública (com 96% de aprovação), limpeza pública (89,5%), serviço de táxi (89,3%), transporte público (85,5%) e infraestrutura aeroportuária (85,7%). Mas o destaque da capital foram os mineiros. A hospitalidade do povo teve a maior aprovação, com 98,8%. A diversão noturna, a gastronomia, os restaurantes e alojamentos também foram aprovados pelos visitantes.
A pesquisa foi realizada em uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fudação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entre 24 de junho e 13 de julho. Mais de 10 mil estrangeiros foram ouvidos em 12 aeroportos e 10 fronteiras do Brasil. Foram entrevistadas 185 pessoas em Belo Horizonte.