O movimento pelo Dia de Finados é grande nos principais cemitérios de Belo Horizonte. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (2), milhares de pessoas prestam homenagens a entes queridos que se foram, no Cemitério da Paz, no bairro Caiçara, na região Noroeste.
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra missa para os visitantes. Em seguida, ele irá abençoar o terreno onde será construída uma capela, na entrada do cemitério.
O dia de hoje, orienta o religioso, deve ser vivido com sensibilidade. "É o momento de manter a lembrança e a saudade, que fecundam nossos corações. De nos qualificar e compreender essa realidade que atingirá todos nós um dia", diz.
Homenagens
Centenas de visitantes acompanham a celebração, a primeira do dia, que começou às 8h. O casal de aposentados Osvaldo Delpenho, de 63 anos, e Maria Auxiliadora Rocha, de 76, aproveitou o feriado para visitar familiares que foram sepultados no local.
Eles levaram flores e acenderam velas. "É um dia especial para relembrar familiares que já não estão mais entre nós. Tenho um prazer muito grande de estar aqui, assistir à missa de Dom Walmor e prestar minha homenagem", disse Auxiliadora.
A auxiliar de serviços gerais, Nilce Batista, de 63 anos, rezou no túmulo da avó e da irmã, que morreram há mais de dez anos. "Fico feliz em estar com elas. É um gesto de respeito e carinho", afirmou.
A programação no Cemitério da Paz segue até as 17h, com missas de hora em hora.
Tradição
O Dia de Finados é comemorado pela igreja católica desde a Idade Média. A data escolhida para a celebração, 2 de novembro, tem relação com o dia anterior, Dia de Todos os Santos, quando são lembrados todos os que morreram em estado de graça, e que não tiveram a oportunidade de ser canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.
A prefeitura espera receber, nesta segunda, pelo menos 125 mil pessoas nos quatro cemitérios públicos da capital, Bonfim, Consolação, cemitérios da Paz e da Saudade.
Um esquema especial de trânsito também foi montado pela BHTrans para facilitar o acesso aos locais. Algumas linhas de ônibus foram reforçadas. Agentes da Guarda Municipal e da empresa de trânsito orientam os motoristas.