PONTOS TURÍSTICOS

BH 125 anos: conheça cinco 'cantos' imperdíveis que fazem parte da história da capital

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/12/2022 às 07:01.

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Escolher o que visitar em Belo Horizonte não é tarefa fácil. A capital mineira, que completa, nesta segunda-feira (12), 125 anos, é cheia de pontos turísticos, com opções de passeios ao ar livre, museus, parques, boa comida e .

Em cada região, a cidade reserva um local com ampla história para conhecer. O Hoje em Dia selecinou cinco dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Confira: 

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Encomendado pelo então prefeito de BH Juscelino Kubitschek ao arquiteto Oscar Niemeyer, o conjunto modernista também contou com Roberto Burle Marx, que assina o paisagismo, e Cândido Portinari, autor do painel externo de azulejos da Igreja de São Francisco de Assis, considerada por muitos como o principal cartão-postal da cidade.

Compõem o Conjunto Moderno da Pampulha a paisagem que se forma com a integração entre a Lagoa da Pampulha e sua orla, os jardins de Burle Marx, a Igreja de São Francisco de Assis, o antigo Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atualmente Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (atual Iate Tênis Clube) e a Praça Dalva Simão (antiga Santa Rosa).

Em 2016, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha ganhou da Organização das Nações Unidas o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Praça da Liberdade

Um dos pontos mais famosos da cidade, a Praça da Liberdade começou a ser construída em 1895 e foi mudando de cara ao longo dos anos. Entre os estilos que compõem a praça e os prédios do entorno estão art déco, moderno e pós-moderno.

Em dezembro, a praça é iluminada com decorações natalinas e atrai milhares de pessoas que visitam o local para admirar a beleza amplificada pelo clima do Natal. 

Praça do Papa 

Em 1980, a então praça Israel Pinheiro, no bairro das Mangabeiras, foi escolhida para a celebração da primeira visita de um papa à capital. Desde então, o lugar se converteu num dos principais pontos turísticos de BH e foi nomeado Praça do Papa em homenagem à visita do pontífice João Paulo II . 

Nas imediações estão outras atrações da cidade, como o Parque das Mangabeiras, projetado por Burle Marx, e a Rua do Amendoim, famosa pela ilusão de que objetos sobem livremente uma ladeira.

Mercado Central

Localizado entre a avenida Augusto de Lima, e as ruas Goitacazes, Curitiba e Santa Catarina, o Mercado Central foi inaugurado em 1929. O local se firmou como um dos maiores centros de comércio do Estado, e, atualmente, alojava cerca de 400 lojistas. No local, é possível degustar as iguarias mineiras como o tradicional fígado com jiló, pão de queijo e uma boa cachaça. 

Praça 7 

Popularmente conhecida como coração do hipercentro de BH, a Praça Sete recebeu esta denominação em 1924, com a instalação do obelisco comemorativo dos 100 anos da independência do país. Apelidado de "Pirulito da Praça Sete", o local é hoje ponto de encontro para manifestações populares, exposição de artesanatos e palco de comemorações de torcedores do Atlético, Cruzeiro e América, times de futebol da capital mineira. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por