Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

BH amanhece 'deserta' no primeiro dia de comércio fechado para conter o novo coronavírus

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/03/2020 às 08:53.Atualizado em 27/10/2021 às 03:01.

Lojas, academias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes fechados. Esse é o cenário na “nova” Belo Horizonte, que, a partir desta sexta-feira (20), adotou medidas radicais para conter a proliferação do novo coronavírus. 

Por determinação do Executivo municipal,  vários centros comerciais tiveram os alvarás provisoriamente suspensos e estão impedidos de funcionar a partir desta sexta-feira (20). A decisão, conforme o prefeito Alexandre Kalil, foi adotada para impedir a aglomeração de pessoas e forçar um isolamento social. 

Na Savassi, região Centro-Sul da metrópole e um dos principais polos comerciais da cidade, a medida foi seguida à risca. Nenhum estabelecimento - com exceção de farmácias e supermercados, está funcionando nesta manhã. Na área, o movimento se restringe praticamente a carros e ônibus. O fluxo de pessoas é pequeno. 

Ao longo do dia, outros espaços também vão ficar fechados. Caso dos shopping centers, cinemas, teatros, parques, boates, casas de shows, dentre outros.

A suspensão, por tempo indeterminado, não se aplica aos supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais, além de outros e serviços de saúde. 

Agentes da PBH vão fiscalizar o cumprimento do decreto e a Polícia Militar pode ser acionada para auxiliar na vistoria. 

Isolamento

A decisão drástica de tentar isolar BH tem motivos. No mundo, a Covid-19 já matou mais de 10 mil pessoas. Até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 224 mil pessoas foram infectadas pelo vírus. 

Desculpas

Para auxiliar o setor, o prefeito informou que vai adiar a cobrança de tributos dos estabelecimentos que vão ficar fechados. Segundo Kalil, são cerca de R$ 140 milhões em em diferimento fiscal e parcelamentos.

BH, que ostenta o título de capital mundial dos bares, possui cerca de 22 mil bares e restaurantes. Juntos, geram aproximadamente 130 mil postos de trabalho.

Leia mais:
Após fechar comércios de BH, Kalil anuncia adiamento de cobrança de tributos
Para reduzir contágio, Zema anuncia pacote de medidas contra pandemia do Covid-19

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por