Qdenga

BH amplia vacinação contra a dengue para o público de 12 a 14 anos

Imunizante estará disponível para grupo elegível a partir desta sexta-feira.

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/03/2024 às 07:54.Atualizado em 08/03/2024 às 08:06.
Para receber a vacina, é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais (Rodrigo Clemente/PBH)
Para receber a vacina, é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais (Rodrigo Clemente/PBH)

Belo Horizonte amplia, a partir desta sexta-feira (8), a vacinação contra a dengue para o público de 12 a 14 anos. Conforme a prefeitura da capital, a ampliação da faixa etária foi uma orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As vacinas estarão disponíveis nos 152 centros de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço e horário de funcionamento de todos os locais que ofertarão o imunizante estão disponíveis neste link.

"Cabe ressaltar que o município utilizará as doses em estoque para imunizar o público e aguarda o envio de novas remessas já que, a partir de agora, o grupo elegível para ser imunizado neste momento, contemplando as faixas etárias entre 10 e 14 anos, é formado por cerca de 120 mil pessoas", informou o executivo municipal em nota.

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • carteira de identificação com foto;
  • CPF;
  • comprovante de endereço residencial em BH;
  • caderneta de vacinação.
A Qdenga pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente. 

A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue, segundo a PBH, é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por