Crianças protegidas

BH amplia vacinação contra gripe em escolas a partir desta segunda

Cobertura vacinal do público infantil é baixa na capital

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/05/2024 às 07:00.
Alunos e professores da Emei Cornélio Vaz de Melo, na região Noroeste, foram vacinados contra gripe na semana passada (Rodrigo Clemente/PBH)
Alunos e professores da Emei Cornélio Vaz de Melo, na região Noroeste, foram vacinados contra gripe na semana passada (Rodrigo Clemente/PBH)

Sete a cada dez crianças, de 6 meses a 5 anos, ainda não foram vacinadas contra a gripe em Belo Horizonte. A baixa cobertura, faltando pouco mais de um mês para o inverno, preocupa as autoridades, que vão reforçar as ações. A partir de hoje, alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) das regionais Norte e Centro-Sul começam a receber a dose. A imunização só será aplicada com autorização dos pais. 

Na semana passada, a medida começou a ser adotada nas instituições das regiões Noroeste e Venda Nova. Na tentativa de garantir a imunização de todo o público, independentemente da idade, os profissionais que atuam nas escolas também podem receber a vacina. 

“Essa é uma ação intersetorial indispensável para ampliar nossa cobertura vacinal. Seguimos nos esforçando diariamente para sensibilizar a população sobre a importância de receber a dose da vacina contra a gripe. Já ampliamos os pontos de aplicação e o imunizante está sendo ofertado em shoppings, universidades, drogarias e clínicas parceiras. Agora, estamos levando as vacinas para espaços estratégicos exatamente para garantir que nossos públicos mais vulneráveis possam tomar a dose”, disse o secretário municipal de saúde, Danilo Borges Matias.

O secretário de Educação de BH, Bruno Barral, destacou a importância da campanha para conscientizar toda a comunidade escolar. “Reforço o pedido para que os pais autorizem a vacinação das crianças e venham às escolas se vacinar também. Além disso, queremos garantir a vacina para toda a equipe que atua nas escolas”, afirmou.

Os pais devem assinar um termo de autorização já distribuído pelas equipes das instituições. Nesse documento é necessário informar ainda se a criança possui contraindicação a algum imunizante e se está fazendo o uso de medicamentos. Já os profissionais de saúde são os responsáveis por verificar o termo de autorização devidamente preenchido e assinado.

Todos que forem receber a dose devem apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Mais pontos de vacinação
O imunizante contra a gripe segue disponível em todos os 152 centros de Saúde da cidade, em mais de 25 drogarias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde e 10 postos extras. 

Dentre eles, o das Faculdades Promove (rua Sarzedo, 31, no bairro Prado, região Oeste). Lá, o serviço é oferecido às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h.

O endereço de todos os locais, assim como o horário de funcionamento das unidades, pode ser verificado no site da Prefeitura.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por