Os casos de dengue em Belo Horizonte subiram em números assustadores na última semana. Até esta sexta-feira (19), a capital mineira havia contabilizado 65.264 casos confirmados da doença. Foram 4.803 infectados a mais em relação ao balanço anterior divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Um novo óbito também foi registrado, subindo para oito o número de mortos na capital. A última vítima foi um homem de 61 anos, morador de Venda Nova, diagnosticado com febre hemorrágica da dengue. Ele começou a sentir os sintomas da doença no dia 30 de maio e foi atendido no Hospital da Unimed três dias depois, quando ficou internado. O homem foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do mesmo hospital no dia 5 de junho, mas morreu no dia seguinte.
Dos casos confirmados, conforme a SMS, oito foram referentes à febre hemorrágica e outros nove de dengue com complicações.
A regional Nordeste apresenta o maior número de casos confirmados da doença, com 13.185. Em seguida estão as regionais Norte e de Venda Nova, com 9.722 e 9.611, respectivamente.
Segundo o governo, o aumento de casos se deve a transmissão do vírus tipo 4, que não circulava no Estado há quase 30 anos, mas foi reitroduzido em 2011. Por isso, a maior parte da população com menos de 30 anos está susceptível à infecção pelo vírus.