Máxima de 31ºC

BH deve ter terça abafada e com chuvas fortes; veja a previsão para o restante do Estado

Umidade do ar deve ficar em torno de 45% à tarde, índice inferior ao recomendado pela OMS

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
23/01/2024 às 08:15.
Atualizado em 23/01/2024 às 08:21
 (FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

Belo Horizonte deverá ter uma terça-feira (23) abafada e com chuvas fortes. Segundo a Defesa Civil, a previsão do tempo indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado, com precipitações que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura mínima foi de 18ºC e a máxima estimada é de 31ºC. 

A umidade do ar deve ficar em torno de 45% à tarde, índice inferior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o restante do Estado, a tendência é de redução das chuvas no Norte e Leste de Minas, devido ao distanciamento da baixa pressão do litoral do Espírito Santo e sul da Bahia.

Por outro lado, uma área de baixa pressão se configura no interior do continente, sobre a Região Centro-Oeste do país, intensificando as instabilidades no Oeste do estado.

Nas demais regiões mineiras, o ciclo diurno de temperatura e umidade favorece para a ocorrência das típicas pancadas de verão de forma isolada.

Em caso de chuvas, a Defesa Civil recomenda:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos

Indice pluviométrico

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

  • Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
  • Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
  • Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
  • Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por