BH encerra temporada de chuva com queda de 34% nas ocorrências, diz prefeitura
Balanço dos chamados atendidos pelas equipes da Defesa Civil e outros órgãos da administração municipal foi apresentado nesta quinta
Belo Horizonte encerra a temporada de chuva com uma redução de 34% nas quedas de árvores, falhas na rede elétrica, alagamentos, dentre outras ocorrências. Foram 1.416 registros de outubro de 2023 até março de 2024, contra 2.171 no mesmo período dos anos anteriores. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (11) pela prefeitura.
De acordo com a PBH, precipitações foram registradas em 81 dias, com um volume médio de 1.514 milímetros. Segundo a Defesa Civil, foram 24 eventos climáticos extremos, ou seja, quando o volume da chuva ultrapassa 70 mm em um período de 24 horas. Clique aqui e entenda o que é mm, medida usada pelos serviços de meteorologia.
As ocorrências de maior destaque envolveram o córrego Ferrugem, na divisa de Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, que chegou a registrar 109,2 mm em 1° de janeiro deste ano e 108,6 mm em 20 de março.
Durante a apresentação do balanço, o prefeito Fuad Noman (PSD) considerou que o trabalho realizado pelo Grupo de Gestão de Risco e Desastres “deu certo”. Novamente, ele voltou a falar sobre obras que estão em andamento na cidade.
“A PBH definiu um modelo de proteção do período chuvoso que deu certo. Não tivemos nenhum desabamento importante. E o trabalho da Urbel foi completo. Precisamos ressaltar que nenhuma grande obra está concluída e as que foram concluídas já trouxeram resultados”, disse Noman.
*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais