Belo Horizonte deve registrar chuvas fortes até a próxima quinta-feira (22). Segundo comunicado emitido pela Defesa Civil, nesta sexta-feira (16), a chance de tempestades de até 200 milímetros entre os dias 18 a 22 é alta.
A previsão é que áreas de instabilidade atmosféricas mantenham o céu com muitas nuvens, podendo provocar pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais.
Segundo Waldir Figueiredo, subsecretário de Proteção e Defesa Civil, as chuvas podem vir “de forma uniforme ao longo dos dias, potencializando riscos geológicos", como deslizamentos e inundações.
A PBH afirmou que vai reforçar as ações durante os próximos dias. Ao todo serão 274 agentes e 128 viaturas da BHTrans, Defesa Civil e Guarda Municipal monitorando as áreas de risco e realizando o atendimento à população.
Segundo a Defesa Civil, o monitoramento meteorológico é feito 24 horas e atualizado diariamente. Os interessados podem acompanhar pelas redes sociais no Twitter, Instagram ou Facebook.
Confira as dicas emitidas pela PBH:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.