BH não terá reforço na segurança para jogo da Seleção

Bruno Moreno - Hoje em Dia
Publicado em 27/06/2014 às 08:08.Atualizado em 18/11/2021 às 03:10.
Belo Horizonte já recebeu quatro dos seis jogos do Mundial previstos para a cidade. Até aqui, passou no teste de infraestrutura e serviços, na avaliação do secretário de Estado de Esporte e Turismo, Tiago Lacerda. Apesar de a partida deste sábado (28) ser a mais importante, de maior repercussão e que, portanto, requer cuidados, Lacerda avaliou que não há sinais de grandes riscos, e descartou reforço na segurança. 
 
“Está tudo conforme o planejado. Já tínhamos previsto o cenário do Brasil enfrentando o Chile em Belo Horizonte, com muitos chilenos sem ingressos. Nossas forças de seguranças estão preparadas”, afirmou o secretário.
 
Em torno de 58 mil pessoas vão assistir ao jogo no Mineirão neste sábado (28). Quase o mesmo número de torcedores deverá acompanhar a partida nos espaços públicos disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte. São quatro locais diferentes – Fan Fest, no Expominas, zona Oeste da cidade; Savassi, Praça JK, no bairro Sion, e Parque das Mangabeiras, na zona Sul. Somada, a capacidade de público desses espaços chega a 51 mil pessoas. 
 
A ideia é evitar uma grande concentração de torcedores apenas na Praça da Savassi, ponto de encontro e abrir mais locais.
 
Balanço
 
Os primeiros números de toda a operação que envolve a Copa do Mundo foram divulgados nessa quinta-feira (26), no Mineirão, e apresentam um cenário de intensa utilização dos equipamentos culturais e esportivos da cidade. Nos postos turísticos foram mais de 22 mil atendimentos a turistas de 40 países diferentes. 
 
A demanda por serviços em bares e restaurantes aumentou em 70% e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que normalmente recebe 60 mil visitantes ao mês, já registrou mais de 116 mil desde o início do Mundial.
 
Segurança
 
Em relação à segurança, 109 pessoas foram detidas desde o início da Operação Copa, por crimes como porte ilegal de arma, desacato, furto e roubo. Desses, 51 são turistas estrangeiros – 35 colombianos, cinco peruanos, quatro ingleses, três argentinos, três franceses e um neo-zelandês.
 
Quanto à mobilidade, o secretário municipal da Copa, Camilo Fraga, informou que foram mais de 75 mil pessoas transportadas por meio das linhas especiais. Além disso, uma média 5 mil pessoas têm indo ao estádio utilizando o Move a cada jogo.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por