(Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
O Sistema Único de Saúde (SUS) trocou o fabricante de teste rápido de Covid-19 utilizado na rede pública de BH, disponibilizados em centros de saúde e postos de coleta. Desde o início deste mês, o usuário que precisou fazer o exame percebeu a diferença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, a sensibilidade e especificidade do novo exame é superior a 95%, e mantém a qualidade do resultado oferecido ao usuário. Segundo a SMSA, a principal diferença entre os testes é a forma de coleta da amostra do paciente.
O material para exame continua sendo retirado por meio da inserção de cotonete (swab) no nariz. A SMSA explicou que o teste anterior usava material da nasofaringe. Nesse modelo, o profissional de saúde insere um swab maior em uma das narinas e coleta a amostra no "fundo" do nariz.
O modelo atual faz a coleta nasal, na parte "inicial" das narinas, sendo menos invasivo e causando menor desconforto ao usuário.
A Secretaria ressaltou que os profissionais de saúde que fazem a coleta da amostra foram devidamente treinados para usar o novo dispositivo.
Ainda conforme a SMSA, os novos testes rápidos de Covid foram distribuídos pelo Ministério da Saúde.
O Hoje em Dia entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.
Leia Mais
Após seis meses, menos da metade da população infantil em MG recebeu 2ª dose da vacina contra Covid
BH mantém obrigatoriedade do uso de máscaras contra Covid em ambientes fechados até 15 de agosto