BH pode quebrar novo recorde de calor nesta quarta, mas alívio pode chegar a partir de quinta
Defesa Civil da capital alerta para a possibilidade de chuvas, raios e rajadas de vento a partir da tarde de hoje
Belo Horizonte viveu uma semana excepcionalmente quente, com temperaturas que superaram os 30°C em cinco dias consecutivos, quebrando recordes históricos para o mês de janeiro. Na terça-feira (21), o termômetro chegou a 34,4°C, a maior temperatura registrada no ano até o momento.
Segundo a previsão da Defesa Civil, nesta quarta-feira (22) o dia será de calor novamente, com máxima prevista de 33ºC, pondendo, inclusive, estabelecer novo recorde. Mas, a partir da tarde, há previsão de chuvas, com raios e rajadas de vento ocasionais. A umidade relativa do ar mínima em torno de 40%, à tarde.
A causa desse calorão está relacionada à redução da nebulosidade e das chuvas, típicas do início do verão. Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que a situação comece a mudar a partir desta quinta-feira (23), com a previsão de pancadas de chuva mais frequentes em toda a Grande BH.
Impactos e cuidados
As altas temperaturas podem causar diversos problemas de saúde, como desidratação, insolação e doenças respiratórias. Por isso, é fundamental que a população tome alguns cuidados, como:
- Beber bastante água ao longo do dia;
- Evitar se expor ao sol nas horas mais quentes;
- Usar roupas leves e claras;
- Proteger a pele com filtro solar;
- Procurar ambientes ventilados e frescos.