A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, neste sábado (28), um alerta de possibilidade de pancadas de chuva de 20 a 30 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h de domingo (29).
Para prevenir os acidentes durante a chuvarada, o órgão municipal deixa orientações à população, entre elas está não atravessar ruas alagadas, nem deixar crianças brincando nas enxurradas ou próximo a córregos.
Outra orientação é nunca se aproximar de cabos elétricos rompidos e ligar imediatamente para a Cemig nestes casos, no telefone 116.
Veja a lista completa de recomendações:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
- Atenção especial para áreas de encostas e morros
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos
Risco de deslizamentos e desmoronamentos
BH também está sob alerta de risco de desmoronamentos e deslizamentos devido ao volume de chuvas das últimas horas e previsto para as próximas 72h.
Segundo o aviso, válido até terça-feira (31), a regional Oeste de BH está sob grau moderado de perigo e pode receber 50 mm de chuvas em até 48 horas.
Previsão do tempo
Mais precipitações são esperadas para este sábado na capital mineira. A previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, a partir da tarde.
Os termômetros esquentam. A temperatura mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 29 °C. Já a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 45% à tarde. O índice é inferior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).