Veja os locais

BH recebe remessa vacinas contra Covid-19; aplicações serão retomadas nesta 6ª em apenas 18 postos

Imunizantes serão disponibilizados, exclusivamente, às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/12/2024 às 14:09.Atualizado em 05/12/2024 às 14:43.
Imunizante é destinado, exclusivamente, às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (Raquel Portugal/FioCruz)
Imunizante é destinado, exclusivamente, às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (Raquel Portugal/FioCruz)

Os postos de saúde de Belo Horizonte vão retomar hoje a vacinação contra Covid-19 em crianças. Novo lote com 1,9 mil doses foi entregue à prefeitura. No entanto, devido à quantidade recebida, a imunização será feita em apenas 18 postos de saúde - dois em cada regional - e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, que fica na Savassi (clique aqui para ver locais e endereços).

O imunizante é destinado, exclusivamente, às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. 

De acordo com a prefeitura, a estratégia de concentrar as vacinas em 18 unidades de saúde tem como objetivo evitar a perda de doses já que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19 horas.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais, mães e responsáveis e apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Cabe destacar, ainda, que é necessário ter um intervalo de, pelo menos, três meses desde a última dose administrada, além de não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Desde maio de 2024, as pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde devem receber uma dose da vacina monovalente ao ano, independentemente do número de aplicações contra a Covid-19 já tomadas anteriormente. Até o momento, mais de 131 mil doses já foram aplicadas.

A Prefeitura informa que segue aguardando o envio de novas remessas de vacina contra a Covid-19 para distribuir as doses a todos os centros de saúde e ampliar o acesso da população.

Qual a situação epidemiológica na capital?

De acordo com a PBH, no momento não há alta na procura por atendimento nas unidades da rede SUS-BH nem elevação na demanda por internações hospitalares e leitos de UTI devido aos casos de Covid.

Como parte do acompanhamento feito pelo município, além das unidades de saúde, seguem disponíveis outros locais que ofertam testagem para a doença de forma gratuita. Os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira e as marcações são realizadas, exclusivamente, por meio do portal da Prefeitura ou PBH APP.

O município também disponibiliza atendimento por meio das teleconsultas. O serviço é ofertado para a população a partir de um ano de idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por