BH tem 80 mil pássaros presos em gaiolas

Celso Martins - Do Hoje em Dia
16/09/2012 às 22:49.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:20

(André Brant)

Em Belo Horizonte, pelo menos 80 mil pássaros, entre eles papagaios e maritacas, estão presos em gaiolas. Esse número foi divulgado pela Defensoria Pública da União, no encerramento do “Minas sem Gaiola”, neste domingo (16), no Parque das Mangabeiras.

Em dois dias de campanha, 281 aves mantidas em cativeiro foram entregues no Parque das Mangabeiras, aos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As pessoas que decidiram fazer a entrega voluntárias de seus pássaros de criação vão ficar livres de multas, a partir de R$ 500, e do processo criminal.

Dois papagaios

O pedreiro Sebastião de Moreira Magalhães, 30 anos, de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, esteve ontem no Parque das Mangabeiras para devolver o “Fred” e o “Ló”, papagaios que alegravam as manhãs de sua família.
“Soltos, no meio da mata, os papagaios serão mais felizes. Os meus filhos e a minha esposa ficaram tristes, mas depois entenderam que a minha decisão foi a melhor”, disse.

Interior

Para incentivar as pessoas a entregarem voluntariamente suas aves, a Defensoria Pública da União vai promover o “Minas sem Gaiolas” em setembro do ano que vem.

O idealizador da campanha, o defensor Celso Gabriel de Rezende, informou que ainda neste ano pretende fazer uma reunião com os secretários municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior para que o “Minas sem Gaiola” seja realizado de fato em todo o Estado, no ano que vem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por