Saúde na capital

BH tem 81 mortes por Covid e 11 por gripe em 2024; grande maioria das vítimas não estava vacinada

Nos hospitais que atendem pela rede SUS-BH já foram mais de 8 mil internações por doenças respiratórias

Do HOJE EM DIA *
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/06/2024 às 18:06.Atualizado em 26/06/2024 às 18:06.
As vacinas contra a gripe e contra Covid-19 estão disponíveis nos 152 postos de saúde da capital (Reprodução/ Freepik)
As vacinas contra a gripe e contra Covid-19 estão disponíveis nos 152 postos de saúde da capital (Reprodução/ Freepik)

A pandemia de Covid-19 já acabou, mas a doença ainda segue fazendo vítimas. Belo Horizonte registrou 81 mortes por Covid-19 neste ano até o momento. Os números indicam outros 11 óbitos por influenza. E, em ambos os casos, a grande maioria das vítimas não estava vacinada.

Em relação à Covid-19, apenas uma pessoa estava com a situação vacinal em dia. Com relação à gripe, três tinham registro de vacinação em dia. De acordo com a Prefeitura da capital, todas as mortes por influenza ocorrem entre pessoas acima de 60 anos. O perfil de vítimas por Covid-19 não foi informado.

Nos hospitais que atendem pela rede SUS-BH já foram mais de 8 mil internações por doenças respiratórias, sendo 922 casos graves, que demandaram leito de CTI. Atualmente, 35% das solicitações são para pessoas acima de 60 anos e 31% para crianças de até 4 anos.

As vacinas contra a gripe e contra Covid-19 estão disponíveis nos 152 postos de saúde da capital, na Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e também em alguns pontos extras. Os endereços dos locais de aplicação, além de horários de funcionamento dos locais e os grupos que podem ser vacinados, estão disponibilizados no portal da Prefeitura, por tipo de imunizante (gripe e Covid-19).

“As complicações e óbitos estão concentrados entre pessoas que fazem parte de grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe e contra a covid-19. As doses são seguras e protegem, principalmente, os mais vulneráveis”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

A capital registra estabilidade na demanda por assistência médica devido a sintomas respiratórios, considerando os centros de saúde e as UPAs. Em junho, dados até o dia 24, foram mais de 43 mil atendimentos, uma média diária de 1.700. Já em abril foram cerca de 71 mil, o que representa uma média de 2.300 atendimentos diários.

Quem pode se vacinar contra gripe e Covid-19

As vacinas contra a gripe estão disponíveis para toda população a partir de 6 meses de idade. Até o momento, cerca de 589 mil pessoas já foram vacinadas. Considerando o público prioritário definido pelo Ministério para fins de cobertura vacinal, foram aplicadas cerca de 304 mil doses, o que corresponde a uma cobertura de 50%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Já a dose monovalente contra a Covid-19, atualmente, está sendo aplicada em todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A aplicação protege contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5 e, até o momento, cerca de 68,5 mil pessoas já foram vacinadas. Para ser imunizada, a pessoa que faz parte do público convocado deve ter recebido a última dose há, pelo menos, três meses.

Os imunizantes contra a Covid-19 foram incorporados ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Por isso, para esse público, a disponibilização dos imunizantes ocorre independentemente de campanhas em andamento e de acordo com a situação vacinal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por