20 mm

BH tem alerta para pancadas de chuva após 122 dias de estiagem

Pedro Faria
@pedfaria
16/09/2022 às 11:25.
Atualizado em 16/09/2022 às 11:54

Há possibilidade de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Desde o dia 17 de maio que não chove em Belo Horizonte. Esse período pode chegar ao fim nesta sexta-feira (16), já que a Defesa Civil de BH emitiu um alerta para pancadas de chuva de até 20 mm. O aviso é válido até às 08h deste sábado (17).

Ainda segundo o órgão, a última chuva significativa na capital foi no dia 5 de maio, quando foi registrado precipitação de cerca de 60 mm.

A temperatura mínima registrada em BH hoje foi de 15,7°C, na Estação Cercadinho, localizada na região Oeste da capital, e a máxima estimada é de 28 °C.

Já a umidade relativa do ar mínima gira em torno de 40% à tarde, segundo a previsão. Houve uma melhora em relação a quinta-feira (15), cujo índice mínimo ficou abaixo de 30%.

Frente fria

Uma frente fria, oriunda do Rio de Janeiro, se aproxima do Estado neste fim de semana, trazendo instabilidade no clima mineiro.

Chuvas também estão previstas para o sábado (17). O tempo também pode esfriar. A temperatura mínima prevista é de 14ºC e a máxima de 20ºC. “Essa queda será por causa da condição de chuva e um ar mais frio que está sobre o litoral do sudeste brasleiro”, explica Claudemir Azevedo.

Ainda segundo o meteorologista, a umidade relativa do ar mínima do sábado prevista é de 70%. O índice é superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de mais de 60%.

O domingo possivelmente não vai registrar chuvas em BH. A previsão é de céu parcialmente nublado. A temperatura mínima fica na casa de 12ºC e a máxima em 25ºC. A umidade relativa do ar gira em torno de 50%, segundo o Inmet.

Recomendações:

A Defesa Civil recomenda alguns cuidados pera o período de chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por