O dia será de sol e calor em Belo Horizonte nesta terça-feira (2). A temperatura máxima prevista é 31ºC, a mínima foi 18°C. A umidade mínima do ar piora, e fica 35%. O índice ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde.
De acordo com a previsão da Defesa Civil, a expectativa é de chuva na região metropolitana a partir da tarde. O céu fica claro a parcialmente nublado com possibilidade de precipitação e trovoadas isoladas.
No Estado, o tempo fica instável com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais no Triângulo, Central Mineira, Noroeste, Norte e Leste de Minas Gerais. No Oeste mineiro, o céu fica claro a parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A temperatura mínima no estado ficou em torno de 12 °C em Monte Verde e Maria da Fé, no Sul, e a máxima prevista é de 36 °C em São Romão, no Norte.
Índice pluviômetro
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Quando se diz que choveu 10 mm em um dia em determinada região, significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base seria preenchida com água de chuva até a altura de 10 mm.
Nesse conceito, para medir a intensidade de chuva diária, vários municípios no Brasil, adotam as seguintes medidas:
- Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
- Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
- Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h