BH terá mais um hospital para atendimento exclusivo de casos de dengue a partir desta 5ª
Conforme o chefe do executivo municipal, o antigo hospital Santana começa a funcionar a partir de amanhã.
Belo Horizonte terá um novo hospital para atendimento exclusivo de casos de arboviroses, principalmente de dengue. De acordo com o anúncio foi feito pelo prefeito Fuad Noman (PSD), o antigo hospital Santana, na rua Santa Cruz, no bairro Barroca, na região Oeste de BH, será reaberto já a partir de quinta-feira (7).
“Estamos vivendo uma epidemia de dengue que é comum ao estado e ao país, o volume de atendimento cresce muito, logicamente isso gera atraso, os hospitais particulares estão com o mesmo problema. Mas, nós estamos fazendo o máximo de esforço para ampliar os atendimentos. Quero anunciar aqui, em primeira mão, que nós estamos abrindo, a partir de amanhã, uma nova unidade de hospital, na região do Barroca, o antigo hospital Santana que estava desativado há dois anos, com 40 leitos e capacidade de atendimento de mais 200 pessoas por dia, para atender casos de dengue”, informou o prefeito durante entrevista à Rádio Itatiaia na manhã desta quarta (6).
O anúncio da nova unidade de saúde para atender arboviroses ocorre após a capital registrar aumento de 74% no número de mortes relacionadas à dengue. Atualmente BH contabiliza 12 mortes para a doença. O número de casos confirmados teve um salto de 12%, com 9.959 confirmações. Mais de 42,6 mil estão em investigação.
A epidemia de dengue avança e não dá sinais de trégua em BH. O chefe do executivo municipal afirmou que a prefeitura está fazendo o que for possível para tentar atender toda a população. “Temos a teleconsulta, temos a consulta online, estamos ampliando o horário de atendimento nos postos de saúde, com mais 10 postos atuando até 22h. Temos agora 14 postos com horário ampliado. Os profissionais da saúde estão se desdobrando, médicos, enfermeiros e assistentes, para essa questão”, enfatizou Fuad.
Mapa da dengue
A região Nordeste de BH - onde estão bairros populosos da capital, como São Gabriel, Ribeiro de Abreu, Palmares, Cachoeirinha e Cidade Nova - é a que tem mais registros de dengue em 2024. Lá, pelo menos 1.649 casos foram confirmados. O número é praticamente o mesmo no Barreiro, outra regional com grande concentração de comércios e residências.
Veja a relação de casos por região:
- Nordeste 1.649
- Barreiro 1.643
- Venda Nova 1.545
- Centro-Sul 1.542
- Oeste 1.217
- Noroeste 759
- Norte 562
- Leste 462
- Pampulha 334
- Ignorado* 246
- Total 9.959