Gratuidade também ocorrerá em um eventual segundo turno, em 27 de outubro
Metrô cobrou tarifa durante as eleições de 2022 (Valéria Marques/Hoje em Dia)
O metrô de Belo Horizonte irá operar de forma gratuita neste domingo (6), no primeiro turno das eleições municipais. A Metrô BH, empresa responsável pelo transporte público, informou que a medida será mantida em um eventual no 2° turno, no dia 27.
A operação do sistema terá dois intervalos entre as viagens. Das 5h15 às 7h, a espera será de 15 minutos. Das 7h às 18h, os trens vão circular a cada 10 minutos. Já das 18h às 23h, os intervalos voltam a ser de 15 minutos.
A Metro BH informou que a medida atender à Emenda Constitucional nº 115, de 12 de julho de 2024.
Os ônibus de BH também não irão cobrar passagens no domingo de eleição. O transporte será gratuito durante todo o dia, sem a necessidade de apresentar o título de eleitor nem comprovante de votação.
Apesar disso, será exigido o registro da viagem por meio do cartão Ótimo ou bilhete, conforme o transporte utilizado. Para aqueles que já se beneficiam de outras gratuidades, como pessoas com mais de 65 anos, será necessário apresentar os documentos normalmente exigidos.
Segundo o Executivo, em caso de segundo turno, a tarifa zero será novamente adotada em 27 de outubro.
Além da gratuidade, serão acrescidas cerca de 5 mil viagens, das 5h às 20h, ao quadro de horários de domingo. O acréscimo representa aumento de 45% na oferta de ônibus.
Cartazes estão colocados dentro dos coletivos e nas estações de integração e transferência para informar os passageiros sobre a gratuidade. O material conta com um QR Code para acessar os quadros de horários.
Ainda conforme a prefeitura, os atendimentos típicos de domingo, como as linhas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras, serão mantidos.
*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais
Fuad diz que projetos para pessoas com deficiência são ‘insuficientes’ e promete investimentos em BH