Defesa Civil

BH ultrapassa média histórica de chuvas em janeiro; seis regiões estão com risco geológico

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/01/2023 às 20:19.

Devido aos altos índices de chuva registrados nos últimos dias e com a previsão de pancadas de chuva nesta terça-feira (24), seis das nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta forte de risco geológico emitido pela Defesa Civil municipal nesta segunda-feira (23).

O risco geológico vale para as regiões Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova, que foram as que mais registraram precipitações nas últimas 72 horas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), BH já ultrapassou a média histórica de chuvas para todo o mês de janeiro, que é de 330,9 mm. Até esse domingo (22), a estação climatológica do Santo Agostinho, na sede do Inmet, na região Centro-Sul, registrou 364,3 mm.

Balanço da Defesa Civil apontou que, em dois dias, a região Noroeste da capital registrou quase 30% de toda a chuva esperada para janeiro. De sábado (21) a domingo, essa regional somou 95,8 mm, chegando a marcar 121% da chuva projetada para todo o mês.

Nesta terça, a previsão do Inmet é que Belo Horizonte tenha céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem ficar entre 17º C e 26º C.

Risco geológico
A Defesa Civil da capital pede que os moradores fiquem atentos aos seguintes sinais que indicam risco de deslizamento:

  • Trinca nas paredes
  • Água empoçando no quintal
  • Portas e janelas emperrando
  • Rachaduras no solo
  • Água minando da base do barranco
  • Inclinação de poste ou árvores
  • Muros e paredes estufados
  • Estalos

Para quem quiser receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS, basta se cadastrar no serviço da Defesa Civil. Para isso, envie um SMS com o CEP de sua rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: @defesacivilbh.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por