Belo Horizonte recebe, entre os dias 7 e 9 de agosto no Expominas, o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), considerado o maior do segmento em todo o mundo. Ao todo, serão 3,5 mil congressistas presenciais, mais 3 mil estudantes que farão parte do projeto Integração Juventude, além de 100 palestrantes, mediadores e apresentadores.
Em comparação, a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), realizada de 21 a 24 de julho de 2024, em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, reuniu 2.397 participantes.
Com quase 88 mil cooperativas de crédito em 118 países, o cooperativismo financeiro apresenta uma expansão. No Brasil, são 779 cooperativas em 3.080 municípios, com mais de 9 mil postos de atendimento e geração direta de 100 mil empregos.
De acordo com dados do Banco Central, o total de cooperados do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo subiu de 17 milhões em 2022 para 19 milhões em 2023, entre pessoas físicas (cerca de 80%) e jurídicas.
O crescimento do cooperativismo financeiro no Brasil e no mundo será o destaque do evento. “Trata-se de um reflexo da busca por modelos econômicos mais sustentáveis e inclusivos. No Concred 2024, vamos explorar como essa expansão está transformando comunidades e promovendo a sustentabilidade humana em um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado”, reforça Moacir Krambeck, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), realizadora do evento.
Destinado aos profissionais do cooperativismo financeiro, o Concred terá como tema "A sustentabilidade humana e o mundo exponencial: construir o futuro em tempos de transformação" e irá abordar os pilares ESG (ambiental, social e de governança) em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Concred é um evento organizado pela Confebras; com correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal.
Leia mais