Após um mês de férias por causa dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, as redes pública e particular de ensino retomam as aulas nesta segunda-feira (14) em todo o Estado. Com o fim do recesso, previsão de trânsito complicado na capital. A expectativa é a de que o número de veículos na cidade aumente cerca de 10%.
Para evitar os transtornos previstos, especialmente no entorno das instituições de ensino, a BHTrans realiza a partir desta segunda uma ação educativa de trânsito em 40 escolas particulares da cidade. As blitze, que também envolvem a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal, vão até o dia 25.
Os agentes irão operar o tráfego na porta das escolas e orientar motoristas, tanto pais quanto condutores do transporte escolar, sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao conduzir os alunos.
Segundo a BHTrans, parar em fila dupla e estacionar em local proibido estão entre as infrações mais cometidas no embarque e desembarque de estudantes. A primeira infração é considerada grave, com multa no valor de R$ 127,69. Já o estacionamento em local proibido é uma infração média e gera multa de R$ 85,13.
Vans
Para amenizar os impactos causados ao trânsito, a BHTrans afirma que o transporte escolar é uma alternativa viável principalmente nos horários de pico. Segundo o órgão, uma van com 12 crianças pode representar até 11 veículos particulares a menos próximo à escola.