O 5º Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte tem o Restaurante Popular III - Maria Regina Nabuco, localizado na Região de Venda Nova como bicampeão. O evento ocorreu neste sábado (27) no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Cresan Mercado da Lagoinha.
Nesta edição, os participantes foram desafiados a criar releituras de pratos brasileiros, a partir de uma formação sobre cultura alimentar das regiões do país. Pensando nisso, o restaurante apresentou aos júris o “Onça Pintada”, que é uma releitura do “caribéu pantaneiro”. O prato é formado por um cozido de carne-seca com mandioca e temperos acompanhados de farofa de pequi e baru.
Para a sobremesa, o escolhido foi o “Dourado”, uma releitura do “mané pelado”. O doce consiste em bolo de mandioca com coco, acompanhado de sorvete de milho verde.
Além do Maria Regina Nabuco, concorreram ao prêmio equipes do Restaurantes Popular Herbert de Souza, localizado na região central; Josué de Castro, Santa Efigênia e Dom Mauro Bastos, no Barreiro.
Um dos participantes do evento, o prefeito Fuad Noman destacou o sucesso da edição de 2024 e a importância dela para a capital. “É preciso que a gente reconheça o esforço do servidor, é preciso que a gente reconheça o esforço de quem forma essas pessoas. E esse festival mostra que temos isso tudo em Belo Horizonte”.
A expectativa é que o prato vencedor seja incluído, com adaptações, ao cardápio dos restaurantes populares de BH.