Será presidida por dom Nivaldo dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, a 48ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora, no Dia de São José Operário, celebrado na próxima quarta-feira (1º). Seguindo a tradição, a cerimônia será realizada na Praça da Cemig, em Contagem, às 8 horas.
A missa deste ano será inspirada pelo tema “São José Operário, rogai por nossa fraterna amizade social”. Estarão presentes, para concelebrar a missa, os padres das comunidades de fé da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).
A celebração eucarística, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas, convida os fiéis para, junto com as famílias, rezarem e agradecerem pela intercessão de São José – protetor dos Trabalhadores – pelas graças alcançadas.
Padroeiro dos trabalhadores
São José, o esposo de Maria, era carpinteiro, modelo e protetor dos trabalhadores. Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a comemoração de São José Operário para o mesmo dia em que é celebrada a data civil do Dia do Trabalhador para, assim, dignificar os frutos do esforço humano por meio do trabalho. “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres” (Papa. Pio XII).
Oração de São José
São José, você, com o seu humilde trabalho de carpinteiro, sustentou a vida de Jesus e de Maria. Você conhece os sofrimentos dos trabalhadores, porque passou isso ao lado de Jesus e de Maria. Não permita que os operários, oprimidos, se esqueçam que foram criados por Deus. Recorda a todos eles que nunca estão sós para trabalhar, mas que junto a eles estão Jesus e Maria para lhes enxugar o suor, proteger e diminuir seus problemas. Amém. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
São José Operário, rogai por nós!
Serviço:
48ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora – Dia de São José Operário
Data: 1º de maio (quarta-feira)
Horário: às 8 horas
Local: Praça da Cemig (Avenida Cardeal Eugenio Pacelli, bairro Industrial, Contagem)