Evitar áreas de risco de inundação, nunca atravessar ruas alagadas, não estacionar veículos debaixo de árvores e redobrar a atenção em áreas de encostas e morros. As recomendações durante as chuvas foram novamente reforçadas junto a moradores de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (23), motoristas que passaram pela avenida Teresa Cristina, esquina com Dom João VI, no bairro Cinquentenário, região Oeste, foram abordados durante blitz educativa.
No local, representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Corpo de Bombeiros (CBMMG) e da Polícia Militar (PMMG) paravam condutores e entregavam panfletos com orientações sobre medidas de prevenção a enchentes, deslizamentos de terra e desabamentos.
Segundo a major Layla Brunnela, porta-voz da PM, o contato com a população é fundamental para evitar tragédias. “Essa é uma ação conjunta que mostra que a Defesa Civil, de fato, somos todos nós. Hoje, o que a gente está mostrando aqui é que todo esse trabalho preventivo tem surtido efeito. Vamos citar que ontem (quarta-feira, dia 22) o alerta de chuva chegou para todos e ajudou que nenhum caso grave fosse registrado”.
Nessa quarta, BH registrou chuva extremamente forte, com granizo. Os ventos causaram quedas de árvores em alguns pontos da capital. Saber agir em situações como essa é importante, reforça o tenente Henrique Barcellos, dos Bombeiros.
“Essa ação de hoje é muito importante porque nós nos deparamos com a população em uma situação que não é a emergencial, e sim de orientação. Estamos trazendo dicas que podem salvar vidas”.
Nesta quinta, a capital tem previsão meteorológica de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas, raios e rajadas de vento. Novamente, há risco de queda de granizo, à tarde.