Bloco Seu Vizinho vai homenagear Conceição Evaristo no Carnaval em BH
“Tá Rolando de 10 — Se Armando de Coragem e Esperança” mistura gíria repetida pelos becos e vielas com frase cunhada pela escritora belo-horizontina

O Bloco Seu Vizinho vai celebrar 10 anos de história com desfile no sábado de Carnaval (1º), no Aglomerado da Serra, que vai homenagear a escritora belo-horizontina Conceição Evaristo. Os organizadores prometem atrações surpresas e têm expectativa de que 120 mil foliões vão acompanhar o cortejo ao som de muitos hits da música brasileira.
A concentração está marcada para 12h na Avenida Mem de Sá, próximo ao número 1.882, na região do “Canão”, divisa entre Vila Fazendinha, Aglomerado da Serra e o bairro Santa Efigênia.
O tema para 2025 é “Tá Rolando de 10 — Se Armando de Coragem e Esperança”, conceito que mistura uma conhecida gíria repetida pelos becos e vielas da comunidade com uma frase cunhada pela escritora mineira Conceição Evaristo, em alusão à sua interpretação atenta sobre as perspectivas almejadas para o povo negro, população majoritária nas favelas do país.
E esse é um discurso que inspira a trajetória e a história do grupo percussivo formado no Aglomerado da Serra em 2014, sob a direção geral do regente Paulo Vitor Ribeiro, o PV.
“A Conceição Evaristo é uma mulher negra, periférica, vinda de uma comunidade chamada Pendura Saia, no alto da Avenida Afonso Pena, na divisa com o bairro Serra. Um dos livros que eu li da Conceição foi o ‘Becos da Memória’. Nos ensaios do bloco, fizemos pílulas de leitura, em pausas de dez minutos, para inspirar a temática deste ano. A Conceição fala da realidade de vários moradores de comunidades que sofrem processos de retirada de seus territórios. Isso gerou uma reflexão para a gente ir para a avenida transformado por essa realidade, pensando na importância do nosso território”, destaca PV.
A bateria do Bloco Seu Vizinho terá neste ano é o reforço da bateria, que passa a contar com 80 integrantes — dez a mais do que no ano passado. Os figurinos e adereços ainda serão conhecidos, mas vão seguir a tradicional paleta de cores contendo preto, prata e dourado, que se tornou uma marca do bloco.
No repertório, estarão presentes interpretações carnavalescas marcantes de artistas diversificados, misturando gêneros presentes na cultura de favela, a exemplo do samba, do funk e do pagode. Neste ano, o público pode esperar hits de artistas como Ludmilla, Liniker, Gloria Groove, Afrocidade, entre muitos outros.
Serviço:
Desfile de Carnaval do Bloco Seu Vizinho
Data: sábado (1º)
Horário: a partir de 12h
Local: avenida Mem de Sá, próximo ao número 1.882, na região do “Canão”, divisa entre Vila Fazendinha, Aglomerado da Serra e o bairro Santa Efigênia