Eleições 2022

Bolsonaro associa vitória de Lula no Nordeste a taxa de analfabetismo na região

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
06/10/2022 às 09:12.
Atualizado em 06/10/2022 às 11:13

(Reprodução / Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro citou durante live nessa quarta-feira (5) o analfabetismo no Nordeste para justificar a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região. Em sua fala, o chefe do Executivo federal ainda culpou a esquerda pela falta de letramento e de 'cultura'.

"Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região", disse ao comentar uma manchete da CNN.

Em seguida, Bolsonaro culpou as gestões de esquerda na região pelos baixos índices de desenvolvimento e, segundo ele, de cultura. 

"Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva ao desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo", afirmou em transmissão nas redes sociais.

O Nordeste deu vitória à Lula em todos os nove estados que integram a região no primeiro turno das eleições de 2022. A região foi responsável por dar ao petista uma vantagem de 12,9 milhões de votos em relação a Jair Bolsonaro.

Já o Norte foi a região mais dividida, com Lula à frente em quatro estados (Amapá, Amazonas, Pará e Tocantins); e Bolsonaro, em três (Acre, Rondônia e Roraima).

A equipe de Bolsonaro agora trabalha estratégias para tentar reduzir a diferença para Lula no Nordeste.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por