424 chamados

Bombeiros recebem 17 pedidos de socorro por hora para combater fogo em vegetações de Minas

Em Pedra do Anta, duas pessoas morreram na noite de segunda-feira (2)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/09/2024 às 17:51.Atualizado em 03/09/2024 às 19:10.
Incêndio em vegetação na zona rural de Pedra do Anta, na segunda-feira (2), causou duas mortes (Divulgação / CBMMG)
Incêndio em vegetação na zona rural de Pedra do Anta, na segunda-feira (2), causou duas mortes (Divulgação / CBMMG)

Os incêndios se alastram e aumentam os prejuízos em Minas. Levantamento divulgado na tarde desta terça-feira (3) pelo Corpo de Bombeiros aponta pelo menos 424 acionamentos só nas últimas 24 horas em todo o Estado - desde 17h de segunda-feira (2). A média é de 17 pedidos de socorro por hora.

A falta de chuvas que atinge o território fez com que 137 cidades decretassem situação de emergência até esta terça-feira. O número representa 16% do Estado, de acordo com boletim atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). 

O estado de emergência vale por 180 dias e é decretado em casos de situação anormal e grave, quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos.

Mortes após incêndio

Na segunda-feira (3), dois irmãos, de 38 e 47 anos, foram encontrados mortos, após tentarem combater um incêndio em uma vegetação em uma propriedade rural em Pedra do Anta, na Zona da Mata mineira. 

Ocorrências no Estado

Mais cedo, os Bombeiros divulgaram a atualização dos incêndios florestais em unidades de conservação em Minas:
 
Parque Estadual do Itacolomi
Bombeiros no 2º dia de operações, com previsão de sobrevoo para reavaliação dos focos visualizados na segunda-feira. Distribuição das equipes nos focos, região da Serrinha e região da Torre de Alta tensão no Sibrão. Necessidade de apoio da aeronave.
Recursos empregados: 9 bombeiros militares, 6 policiais militares, 13 brigadistas, 6 viaturas, 1 aeronave Pegasus 09 e 2  Airtractor

Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Também 2º dia de operações. Bombeiros realizam o dimensionamento e avaliação dos focos por meio de sobrevoo, lançamento de equipes por aeronave, combate à linha de incêndio na região do Pico Matipó Grande, avaliação e confirmação de possível foco na região de Tromba Danta. 
Recursos empregados: 17 bombeiros militares, 7 PMs, 1 brigadista voluntário, 4 viaturas, 1 aeronave Guará 01
 
Parque Estadual Serra do Cabral
Segundo dia de operações. Na região do Carrasco da Raposa, atendimento realizado somente pela equipe IEF. Foi identificado foco durante monitoramento região norte, com combate direto às chamas. 
02 - Região de João Correia, atendimento realizado pela equipe do Bombeiros Militares, AMDA e IEF, Foco identificado durante o combate em incêndio. Região de difícil acesso, com extensa linha de fogo. Combate direto as chamas, incêndio controlado e ancorado em região de pedreira, necessário monitoramento. 
Recursos empregados: 4 bombeiros militares, 7 brigadistas, 2 viaturas e 1 
veículo do IEF
 
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato:
2º dia de operações em local muito íngreme, que foi monitorado devido às chamas muito altas, ⁠em outras áreas da gruta não foi constatado nenhum outro foco de incêndio, somente o incêndio do paredão. Devido o local difícil de realizar o combate e o terreno colocar em risco a integridade física da guarnição. Foi feito contato com a equipe da GCIF para dar continuidade aos trabalhos.
Recursos empregados: 3 bombeiros militares, 4 brigadistas e 4 viaturas

APA Alto do Mucuri:
Outra ação que entrou no 2º dia nesta terça-feira. Foi detectado incêndio na área interna da Unidade de conservação, na localidade denominada Córrego do Plácido, em Poté. Uma equipe de 8 brigadistas do IEF deslocou ao local e iniciou o combate ao incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não foi possível dar continuidade ao combate no período noturno pois a área não oferece segurança aos combatentes por ser de difícil acesso. 
Recursos empregados: 4 bombeiros militares, 8 brigadistas do IEF, 3 viaturas

Parque Estadual do Pau Furado
Também com ações iniciadas na segunda-feira. Incêndio em área de amortecimento, condomínio de chácaras cercado por área de pasto de fazendas. Fazendeiros foram orientados quanto a chance de propagação para o pasto.
Recursos empregados: 2 bombeiros militares, 3 brigadistas do IEF e 2 viaturas
 
APA Rio Machado (zona rural de Poço Fundo)
Trata-se de incêndio em pastagem e plantação de eucalipto em propriedade particular.
Recursos empregados: 3 bombeiros militares e 1 viatura
 
APA Estadual Seminário Menor de Mariana
3º dia de operações, ações para este dia de hoje, com frentes de incêndio, incêndio da Mata da Cartucha e Padre Viegas equipes de bombeiros e brigada Habitat ainda estão combatendo, não debelado, monitoramento na frente de Padre Viegas pela brigada da AMDA, mas com alguns pontos de incêndio ainda. (em andamento);
- Combate continua também no Sítio do Seminário Menor, onde foi necessária intervenção do CBMMG, amanhã será feita nova fiscalização e análise do local. (em andamento).
Efetivo empregado: 4 bombeiros militares, 3 AMDA de Mariana, 4 da Prefeitura, 4 da Habitat , e da Polícia Militar do Meio Ambiente.

APA Estadual Cocha Gibão
Incêndio teve início nesta terça-feira no território mineiro do Parque Nacional Sertão Veredas. As chamas começaram na segunda no lado baiano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por