Bombeiros recebem 2 novos helicópteros para resgate aeromédico e de emergência em Minas
Duas primeiras aeronaves, compradas por R$ 82 milhões cada, foram entregues nesta sexta-feira (14)
![Um dos helicópteros começará a operar imediatamente na base do Saav em Varginha, no Sul de Minas (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1053134.1739553443:1739553443/image.jpg?f=2x1&w=1200)
O Corpo de Bombeiros recebeu, nesta sexta-feira (14), dois dos cinco helicópteros adquiridos pelo Governo de Minas para reforçar o atendimento aeromédico e de emergência no Estado. Compradas por R$ 82 milhões, cada, as aeronaves foram entregues na base do Batalhão de Operações Aéreas, em Belo Horizonte.
As aeronaves do modelo EC145-D3 foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES) com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência, proporcionando mais agilidade no transporte de pacientes e em operações de resgate e salvamento, por meio do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).
Um dos helicópteros começará a operar imediatamente na base do Saav em Varginha, no Sul de Minas, enquanto o outro será utilizado para treinamentos da tripulação até meados de 2025, quando passará a operar em Belo Horizonte. A previsão é que até o final do ano, todas as cinco novas aeronaves compradas estejam distribuídas entre as bases já existentes do Saav no interior, localizadas em Uberaba, Montes Claros e Varginha, e operacionalizam duas novas bases, em Juiz de Fora e Governador Valadares
Estas aeronaves realizam atendimentos pré-hospitalares, transferências inter-hospitalares via SUS Fácil, transporte de órgãos e tecidos para transplantes, resgates em áreas de difícil acesso e apoio às forças estaduais de saúde.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais