(Erwin Oliveira/Agência Kah/Divulgação)
Após a forte chuva que atingiu Belo Horizonte no início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros informou que registrou 24 pontos de inundações. As áreas onde os motoristas enfrentaram maiores problemas foram na avenida Cristiano Machado, no bairro São Paulo, na região Nordeste da capital e na avenida Bernardo Vasconcelos, no bairro Ipiranga, na mesma região. Os bombeiros identificaram problemas de inundações também na avenida Amazonas, no bairro Barroca, na região Oeste da capital.
Pelo menos 27 árvores caíram na capital, destruindo fiações elétricas, atingindo casas, muros e fechando ruas. Uma árvore caiu em cima de uma casa no bairro São Bernardo, na rua Vasco da Gama. os bombeiros foram acionados para fazer o corte da árvore e a remoção da planta do local.
Foram três solicitações de pessoas ilhadas em casas e dentro de carros. Pelo menos 20 pessoas ficaram sem poder sair de uma casa, no bairro Goiânia, na região Nordeste da capital. Os bombeiros foram até a rua Josefino Gonçalves da Silva e retiraram as pessoas, incluindo algumas crianças, do local. Elas foram conduzidas para um imóvel seguro. O endereço não foi informado pelos militares.
Os bombeiros avaliavam ainda na noite deste domingo cinco imóveis e muros com risco de desabamento. Na avenida Antônio Carlos, no bairro Lagoinha, perto do Departamento de Investigações da Polícia Civil havia registro de risco de desabamento. Além disso, na rua Ribeiro Paiva, no bairro João Pinheiro, uma casa corria o risco de cair, segundo os bombeiros.
Quatro desabamentos de barrancos foram anotados pelo Corpo de Bombeiros. Alguns deles, atingiram muros de arrimo e paredes de casas. Uma parede caiu no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na rua Santa Catarina. Já no bairro Nova Cintra, uma queda de muro foi notificada na rua Ipê. Um muro de arrimo cedeu e caiu na rua Bandonion, no bairro Marcola, segundo os bombeiros.
Veja as imagens do temporal deste domingo (20):
Acumulado de chuva
Nos últimos dias a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte tem alertado para a previsão de chuva intensa, porém, dessa vez a situação é ainda mais séria. Antes, a previsão era de 20 a 30 milímetros de chuva, mas, agora, a expectativa é de que o acumulado de chuva deste domingo e segunda-feira (21) possa alcançar 70 milímetros. Com isso, é importante que a população fique atenta aos riscos decorrentes de enxurradas e alagamentos.
Veja a infografia abaixo e saiba como proceder em caso de alagamento: